domingo, 18 de agosto de 2013

Nunca uma simples dor nas costas



O sucesso de um tratamento com acupuntura se deve, entre outros fatores, a uma boa anamnese.
Para quem não sabe o significado dessa palavra, tão conhecida dos profissionais de saúde, anamnese é a entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença.
A anamnese à maneira da medicina chinesa busca relacionar várias manifestações, tais como, a qualidade do pulso, a análise da língua, a inspeção da cor da pele, do padrão de sono, das suscetibilidades alimentares, entre outros sinais à queixa principal do paciente, que pode ser uma lombalgia crônica.
Desta maneira a lombalgia do paciente “X” pode se apresentar no mesmo local que a do paciente “Y” e receber, entretanto, um tratamento totalmente diferente.
Essa especificidade é o diferencial do tratamento com Acupuntura e o segredo de seu sucesso.
Tomemos como exemplo a “Síndrome da Dor Miofascial” - se é síndrome é porque um apanhado de vários fatores contribuem para sua manifestação.
Comecemos pela definição: a dor miofascial é uma dor muscular crônica caracterizada pela presença de pontos hipersensíveis nos músculos ou trigger points (pontos gatilho). Esses pontos doem quando palpados como também podem irradiar a dor à distancia, ao longo músculo.
É uma das manifestações dolorosas mais comuns que o profissional de Acupuntura encontra no consultório.
Geralmente ocorre pelo estresse excessivo sobre os músculos, tais como, movimentos repetitivos, condicionamento físico inadequado, postura inadequada ou trauma muscular.
Pode também estar associada à depressão, doenças reumáticas ou neurológicas.
Por outro lado, estudos cientificamente controlados mostram que há uma associação entre problemas emocionais e dores miofasciais, lombalgia crônica, fibromialgia, assim como outras síndromes que envolvem o componente dor.
A abordagem da Acupuntura, como disse acima, é colher o maior número de sinais que possam estar relacionados àquela manifestação  dolorosa  com o intuito descobrir, especificamente para aquele paciente, quais as causas de sua dor.
 Essa investigação levará à escolha mais precisa dos pontos que irão reequilibrar o organismo e, consequentemente, eliminar a dor com mais eficácia.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mente, Corpo e Energia!






Chegou um espaço para discutirmos a globalidade do nosso corpo com as suas interações psíquicas, energéticas e estruturais. Como e porquê as coisas se fundem na nossa organização e quais as implicações para nós como um todo! Aproveite, discuta, dê palpites, o espaço é seu.