quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Acupuntura trata a Xerostomia (boca seca)



É chamada de Xerostomia a secura anormal da boca devido à diminuição na produção de saliva. Esse é um problema de saúde mais comum do que se imagina, podendo afetar, em algum momento da vida, cerca de 25% da população e aproximadamente 40% dos adultos acima de 50 anos.

Os sintomas são devido a vários fatores:
1. Ao uso de medicações cujo efeito colateral seja a diminuição da salivação, tais como, antidepressivos, antialérgicos, calmantes, diuréticos e anti-hipertensivos.
2. Provocado por síndromes autoimunes como a síndrome de Sjogren.
3. Devido ao tratamento com radioterapia, nos cânceres de cabeça e pescoço.
4. Também nos casos de câncer, devido aos efeitos colaterais da quimioterapia.

A ausência de salivação adequada pode desencadear uma série de problemas de saúde, tais como, a halitose (mau hálito); gengivite e periodontite; alteração no paladar; dificuldade para comer, mastigar, engolir, ou falar; cárie e erosão dental; infecção bucal por cândida; lábios e língua ressecada e áspera com posterior atrofia das papilas, podendo ocorrer inflamação e úlceras bucais.

O tratamento convencional é basicamente paliativo e inclui promover o aumento da salivação através de uso de chicletes e balas sem açúcar ou do uso de substitutos da saliva (produtos químicos que hidratam a boca, substituindo a salivação).

Estudos revelam que o tratamento com Acupuntura e aurículo acupuntura apresenta bons resultados, inclusive a longo prazo.
Em artigo veiculado pelo Journal of Chinese Medicine o pesquisador W. Morganstein cita uma série de estudos clínicos randomizados controlados que apontam a Acupuntura como terapêutica eficaz, a curto e longo prazo, nos casos de xerostomia, independente do fator causal.

Os estudos indicam que um possível mecanismo de ação da Acupuntura sobre a salivação seja o aumento na produção de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo envolvidos com a produção de saliva. Outro achado nas pesquisas é o aumento do fluxo sanguíneo na região das parótidas, glândula responsável pela secreção salivar.

Fonte:
https://www.journalofchinesemedicine.com/auricular-acupuncture-in-the-treatment-of-xerostomia.html


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Gastrite se trata com Acupuntura?




Apesar de pouco procurada para o tratamento de alguns tipos de problema de saúde a Acupuntura pode ser uma ótima opção para você.

Muita gente não sabe, mas a terminação “ite” que aparece no nome de algumas doenças significa inflamação.
Portanto, gastrite, sinusite, rinite, amidalite, bronquite, faringite e colite são inflamações.
Uma inflamação é uma reação do corpo frente a um agente agressor, que pode ser interno ou externo.

Independente de sua causa, um processo inflamatório se caracteriza por uma série de reações bioquímicas, morfológicas e funcionais que pode causar dano aos órgãos e tecidos do organismo.

Sedimentada por inúmeros trabalhos científicos e legitimada pela Organização Mundial da Saúde a Acupuntura tem sido utilizada, inclusive como primeira opção de tratamento, no controle do processo inflamatório, principalmente quando a conduta médica procura evitar os efeitos colaterais indesejáveis das medicações anti-inflamatórias medicamentosas.


Procure seu acupunturista para uma consulta.