segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Seguir exercícios para dor nas costas aprendidos pela internet - Alívio ou complicação?




A maioria da população apresenta ou já teve algum tipo de dor nas costas. Por isso é comum que surjam nos meios de comunicação – internet, revistas - as modas de medicamentos e as dicas de exercícios milagrosos que resolveriam todos os problemas em um passe de mágica.
Não estamos questionando a validade científica de tais práticas. Muitos desses vídeos podem até ter valor terapêutico  e na maioria das vezes, são compartilhados justamente por aqueles que se preocupam conosco,  movidos pelo carinho e boas intenções...
Porém, nem sempre seus resultados são benéficos; isso porque cada pessoa tem um tipo de dor que é só dela, criada pelo seu corpo e de acordo com a sua realidade de vida diária.
Logo, um exercício pode ser muito eficaz para um tipo específico de corpo, um tipo específico de pessoa, e ser totalmente prejudicial para outra. O meu corpo terá respostas diferentes de outros amigos quando sujeito ao mesmo tratamento.
Saber analisar o que está causando a dor de uma determinada pessoa e desenvolver um tratamento exclusivo para ela exige a análise de um profissional.
Isso explica o motivo pelo qual tratamentos padronizados para todos surtem pouco ou nenhum efeito e, em alguns casos, com resultados indesejáveis.
A escolha de um profissional de saúde deve ser cuidadosa. Uma boa maneira de acertar é pedir indicação de amigos ou algum profissional da área de saúde relacionado com o problema em questão.
Seja qual for a técnica escolhida para tratar a sua dor, procure sempre indicações específicas para o seu caso.
Dor na região lombar, por exemplo, pode ter causas locais na própria coluna vertebral ou mais a distância, como por exemplo um órgão pélvico.
Saber de onde vem o problema, o motivo pelo qual você especificamente o apresentou resulta em um tratamento mais eficaz e em conseqüência disso mais barato.
Algumas técnicas são excelentes para isso como a Acupuntura (para reequilibrar o corpo e diminuir a dor) e a Osteopatia, que avalia todo o corpo para tratar e localizar a causa do problema. Essas e tantas outras técnicas são excelentes quando aplicadas corretamente!
Um carinhoso abraço!


Adriana Vinha - Osteopata e Fisioterapeuta
Marina Brito    - Acupunturista e Fisioterapeuta
Clínica - Av. Dr. Arnaldo, 1700 Sumaré
3875-6358 e 3875-6915